Prefeitura de Morro Reuter
Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017

Você está em: NOTÍCIAS
Audiência Pública dia 24/5 debaterá segurança em acessos à VRS-873 e Vila Görgen
DSC_7238

Será realizada dia 24 de maio, às 19h, no CTG Garrão da Serra, em Morro Reuter, Audiência Pública organizada pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS, para debater com autoridades e as comunidades, importante assunto que diz respeito à segurança de pedestres e motoristas: os acessos da BR-116 e VRs  à Morro Reuter, Dois Irmãos, Ivoti e Santa Maria do Herval . A iniciativa  será coordenada pelo presidente da Comissão, Deputado Catarina Paladini, e está prevista a participação do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva.

Na audiência, proposta pelo Deputado Marcel Van Hatten, será debatido sobre a situação de três acessos junto à BR-116: Em Morro Reuter, no acesso à VRS-873, que leva a Santa Maria do Herval e também à Vila Görgen; em Dois Irmãos, o que leva ao bairro Travessão/São Luiz, e em Ivoti, o do acesso principal ao município e o da Colônia Japonesa. Além da prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro, participarão as prefeitas de Ivoti, Maria de Lourdes Bauermann, de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel, e de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva.

A prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro, considera de extrema importância o debate e enfatiza que é preciso fazer uma ação coletiva que garanta mais segurança aos trechos, onde vem ocorrendo acidentes há muitos anos.  “É muito importante que a comunidade participe da audiência e nos ajude a enfatizar a necessidade de tomar medidas para mudar a situação atual desses acessos, que muitos acidentes já causaram. Só na última semana foram três”, reforça Carla.

*Providências em Morro Reuter já tinham sido solicitadas em março ao DNIT:

No dia 7 de março comitiva da região esteve no DNIT, em Porto Alegre, solicitando melhorias na BR-116, junto aos acessos à Morro Reuter e Santa Maria do Herval. O grupo, liderado pelas prefeitas de Morro Reuter, Carla Chamorro, e de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel , foi recebido pelo superintendente substituto do DNIT, Delmar Pelegrini, e pela  responsável pela área de Planejamento do DNIT, Terezinha Barth. A proposta também garantiria melhor segurança e fluxo aos veículos que trafegam pela rodovia em direção á Serra gaúcha.

O grupo apresentou um estudo de viabilidade das melhorias a serem implantadas no km 217, no entroncamento com a VRS-873, que liga Morro Reuter a Santa Maria do Herval, e também junto ao acesso à Linha Görgen e ao Centro de Morro Reuter, elaborado pelo policial Rodoviário Federal Dirceu Schneider, de Nova Petrópolis. Além disso foi entregue na ocasião um abaixo assinado pedindo a obra, com mais de 800 assinaturas, e um relatório dos 175 acidentes ocorridos no trecho, entre 2010 e 2016, incluindo colisões, atropelamentos e tombamentos.

Compartilhe no Facebook Envie por e-mail Imprimir
DSC_7231DSC_7235
Pref. Mun. de Morro Reuter
Travessa 1º de Maio, 16