Prefeitura de Morro Reuter
Terça-Feira, 25 de Abril de 2017

NOTÍCIAS

Você está em: NOTÍCIAS
Morro Reuter abrirá licitação para reativar o Paradouro
DSC_6951

Fazer com que o Paradouro volte a ser referência como ponto turístico de Morro Reuter é a ideia da prefeitura, que até o final do mês lançará edital para buscar quem queira apostar no incrível potencial turístico do local. No prédio construído na década de 1950, seria possível funcionar um hostel ou pousada, e ainda algum restaurante ou café colonial. Assim, os milhares de turistas que sobem e descem a Serra teriam mais um ponto obrigatório de parada, às margens da BR-116, para admirar a paisagem, degustar a gastronomia e ainda pernoitar.

O prédio que já abrigou restaurantes e hotéis e foi ponto de parada obrigatória de quem subia ou descia a Serra, desde sua construção, está desde o final de março desocupado (quando a sede da prefeitura, que ali funcionou por 5 meses, mudou-se para o Centro).

Além de terreno amplo com 9682,00m², o Paradouro conta com prédio com 658,12m², sendo 429,11m² no 1º pavimento, e 169,50m²  no segundo. O primeiro tem dois salões amplos, sala, banheiros, cozinha e depósito, e no superior, seis suítes, sendo possível funcionar ali restaurantes, cafés coloniais, hostel ou pousada.

A prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro, avalia que reativar o espaço do Paradouro terá importante impacto no turismo local. “Muitas pessoas passam por Morro Reuter a caminho da Serra e nem imaginam que temos aqui um lugar lindo como este. Tenho certeza que quem investir no local, seja com um pousada, restaurante ou hostel, terá grande retorno, e com isso também ganha o município, que terá mais turistas circulando, conhecendo a cidade e consumindo aqui”, aposta Carla.

HISTÓRIA

O Paradouro foi construído no final da década de 1950, quando Leonel Brizola era governador do Estado. Nos primeiros anos foi ponto de encontro de correligionários de Brizola e abrigou muitas recepções oferecidas por ele, reunindo algumas das mais importantes autoridades gaúchas da época.

Em 1961 o prédio foi atingido por um temporal e o governo do Estado assinou cessão de uso para a prefeitura de Dois Irmãos (à qual pertencia Morro Reuter) recuperar e explorar como restaurante e hotel, sendo que por três décadas o local foi administrado por ecônomos.

Em 1997, Morro Reuter emancipada, obteve a escrituração pública de posse e passou a ser a responsável pelo Paradouro, que seguiu sendo administrado por ecônomos por muitos anos, sendo que chegou a ser referência dos turistas, que faziam filas para almoços coloniais ali oferecidos, aos finais de semana. 

COMPARTILHAR:
Compartilhe no Facebook Envie por e-mail Imprimir
DSC_6943paradouro 1
Pref. Mun. de Morro Reuter
Travessa 1º de Maio, 16
Morro Reuter - RS
Fones: (+55) 51 3569-1505 | 51 3569-1678 | 51 9998-7703
E-mail: comunicacao@morroreuter.rs.gov.br
Horário de Atendimento
De segunda a quinta-feira:
Manhã: das 8h às 11h30min
Tarde: das 13h às 16h45min
Sexta-Feira:
Das 8h às 13h
Logos rodapé